Estilos de Comunicação

Definição:

Consiste no conjunto das qualidades de expressão, características de um emissor em comunicação. Por exemplo, ”estilo autoritário”, aquele que dá ordens, sem se preocupar com os sentimentos ou opiniões dos outros.

Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/estilodecomunicacao.htm

Estilos de comunicação:

Existem 4 tipos de estilos de comunicação, dos quais:

  • Passivo
    Por norma, a pessoas que utilizam um estilo de comunicação passivo em tendência para se sentirem bloqueados ou paralisados perante um problema.  Têm também medo de importunar os outros e de tomar decisões, por terem medos de decepcionar as outras pessoas. “Sintomas” comuns  de pessoas com estes problemas são roer as unhas, ansiedade, insónias,  mexer frequentemente os pés e bater com os dedos nas mesas.  Estas pessoa acabam por perder o respeito por si próprias, desenvolver rancores e ressentimentos e mas comunicações com os outros. Quando confrontados em relação a este seu problema respondem muito frequentemente dizendo “Não quero dramatizar”. Geralmente este comportamento advem de uma educação severa e de uma desvalorização das suas capacidades.
  • Manipulador
    O estilo manipulador apresenta uma relação tática com os outros e tende a valorizar o outro através de frases que pretende que sejam humorísticas e que denotem inteligência e cultura.
    Por norma, exagera a caricatura algumas partes da informação emitida pelos outros podendo repetir a informação de forma desfigurada e manipulada à sua maneira.
    Pode utilizar a simulação como instrumento para manipular os outros, nega factos e inventa historias para mostrar as coisas como lhe convém.
    Fala por meias palavras e é especialista em rumores.
    Prefere criar conflitos no momento oportuno do que reduzir as tensões existentes.
    Oferece os seus talentos em presença de públicos difíceis.
    A sua arma preferida é a culpa. Ele explora as tradições, convicções e os escrúpulos de cada um; faz chantagem moral.
    Emprega frequentemente o “nós” e não o “eu”; “falemos francamente”; “confiemos um no outro”.
  • Agressivo
    A comunicação agressiva dominar e desvalorizar as outras pessoas. Quando este tipo de abordagem é utilizada, são visíveis sinais de por exemplo, menosprezo, frieza e intolerância. Quando se vem numa posição de subordinação tendem a revoltar-se contra o que lhes é dito, tomando atitudes de “ser do contra”. Geralmente, pessoas com este tipo de atitude falam alto, interrompem o outros no meio do seu discurso e falam sem noção do tempo que estão a tomar, entre muitas outras coisas. Quando confrontados relativamente a estas atitudes, geralmente inventam desculpas como “Neste mundo é preciso um homem saber impor-se”, recusando-se a assumir o estilo adotado para comunicar. Esta agressividade pode ter origem no medo, desejo de vingança ou em frustrações acumuladas.
  • Assertivo
    O comportamento assertivo caracteriza-se pela capacidade de afirmação das opiniões, vontades e sentimentos próprios, respeitando e promovendo a afirmação dos outros.
    Visa simultaneamente a afirmação e aceitação do interlocutor.
    O comunicado assertivo deseja que ambas as partes ganhem caso seja possível.
    Comunicação simples, directa, expressiva e centrada na auto-afirmação.

Fontes:www.weblusa.com/fpiformadores/Estilos%20de%20Comunicacao.ppt

http://www.slideshare.net/isabelamd/estilos-de-comunicao

Principais carateristicas:

  1. Respeito pelos direitos e sentimentos dos outro
      • Passivo – Não respeita os próprios direitos
      • Manipulador – Não repeita ninguém
      • Agressivo – Não respeita o sentimento dos outros
      • Assertivo – Respeita os seus e os dos outros
  2. Manifestação de opiniões e sentimentos

      • Passivo – Não é capaz, só faz manifestações indiretas
      • Manipulador – Convence os outros de que a ”culpa” é de outros.
      • Agressivo – Acusa o outro
      • Assertivo – Exprime-se de forma direta, honesta e apropriada
  3. Atitude geral

      • Passivo – Submissão
      • Manipulador – Manipulação
      • Agressivo – Dominância
      • Assertivo – Confiança
  4. Comportamentos

      • Passivo –  Dificuldade em dizer “não”; dificuldade em tomar decisões; denota ansiedade e insegurança.
      • Manipulador – Altera as situações de modo a que este não seja prejudicado, atribuindo assim, culpa a outras pessoas.
      • Agressivo – Reivindicativo; não reconhece erros; fala alto; interrompe e faz afirmações que impedem o outro de se sentir bem consigo mesmo.
      • Assertivo – A postura adequa-se ao conteúdo verbalizada; é claro e objetivo; olha os outros nos olhos; facilita a expressão dos outros.
  5. Possíveis causas/motivos

      • Passivo – Educação severa; inibição educativa; medo de falhar; sobrevalorização dos outros e depreciação do próprio.
      • Manipulador – Falta de educação e apoio familiar durante a infância.
      • Agressivo – Sentimentos de revolta e frustração; Situações constantes de conflitos e rivalidades.
      • Assertivo – Educação com base na confiança e no respeito mútuo.
  6. Consequências

      • Passivo – É explorado e diminuído pelos outros, com frequência.
      • Manipulador –
      • Agressivo – Dificuldades em estabelecer relações íntimas e de confiança.
      • Assertivo – Cativa a admiração dos outros; reduz tensões e mal-entendidos nas relações sociais; diminuiu a probabilidade de conflitos.

 

Fonte: http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-estilos.htm       http://www.clubephda.pt/Section/Pais/A+import%C3%A2ncia+da+comunica%C3%A7%C3%A3o/1693#2

De que forma as caraterísticas de cada estilo interferem na orgânica profissional de uma equipa de trabalho?

As características de cada estilo (passivo, manipulador, agressivo e assertivo) vão obviamente afectar a dinâmica de qualquer grupo. A dinâmica de trabalho não vai ser nenhuma excepção a regra pois as características referidas vão ser especialmente notáveis.

Pessoas agressivas vão ter atitudes hostis para que as suas opiniões se “destacarem” em relação as do resto de grupo, enquanto que as passivas vão ter medo de discordar ou até de se envolverem (o que vai ser no fundo o que os agressivos pretendem). Os manipuladores vão certamente ser chantagistas perante o grupo para conseguirem o que pretendem e para não serem culpados por as suas próprias acções (ou seja, tentam “desviar” a culpa para outros). Os assertivos vão provavelmente tentar consolidar o grupo não se deixando ser influenciados pelos manipuladores ou pelos agressivos.

Fontes: http://baralhodeideias.wordpress.com/2012/07/13/qual-o-seu-estilo-de-comportamento/

Um pensamento em “Estilos de Comunicação”

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